top of page

É MELHOR SECAR O CABELO AO AR OU COM O SECADOR?

Atualizado: 23 de jun. de 2020


Esta é a pergunta que costumo dizer que vale um milhão de euros. E porquê? Porque não há uma resposta universal. Na verdade, tudo depende do efeito que quer dar ao seu cabelo.


Hoje em dia, e tendo em conta as preocupações com a saúde dos fios de cabelo, existe no mercado profissional uma panóplia de produtos, sobretudo de styling e de texturizantes, que protegem as fibras capilares das ferramentas de calor, a tão conhecida «placa», secador ou «babyliss». 


Apesar de serem aparelhos que muito ajudam a ter um visual mais cuidado, é imperativo realçar que qualquer excesso de calor pode vir a constituir uma agressão involuntária para o cabelo, já que, utilizado em excesso e sem qualquer tipo de proteção, pode trazer graves consequências como meios e pontas ressequidas, alteração da forma natural do fio e fibra capilares, entre outras. 


Embora não haja consenso entre a ciência capilar quanto ao secar o cabelo ou não, novos estudos científicos indicam que a secagem do cabelo «bem-feita», sem o recurso a temperaturas muito altas e com o auxilio de todos os protudos de proteção térmica, pode ser benéfico para o bolbo do cabelo, fazendo com que a sua vida seja mais longa e saudável. 


Qual o produto que devo usar?

O importante nestas situações é fazer-se um diagnóstico. Por isso, o que recomendo é que peça conselhos ao cabeleireiro que melhor conhece o seu cabelo.


Contudo, de forma genérica, posso dizer que depois de lavar e tratar o seu cabelo, o próximo passo é texturizar.


Para que isso aconteça sem qualquer tipo de consequência nociva, utilize as ferramentas térmicas com temperaturas medianas, juntado a isso, um produto de proteção térmica de acordo com as necessidades do seu cabelo. Aplique nos meios e pontas do seu cabelo e sinta a diferença não só na secagem, como também no resultado final: um cabelo mais brilhante.


Crónica de David Xavier com apoio de Kérastase Portugal; Fotos: Johny’s On Set e DR


Leia mais em: https://www.novagente.pt/cabelo-bonito-e-saudavel-e-melhor-secar-o-cabelo-ao-ar-ou-com-o-secador

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page